A nossa marca de identidade é a qualidade, o profissionalismo e o cumprimento dos compromissos com o cliente. A mais-valia da IEM é a equipa a que compõe a empresa e que torna possível que o prestígio e a qualidade do trabalho continuem a evoluir.
Benefícios da Manutenção
Um plano de manutenção preventiva é capaz de reduzir significativamente o desperdício, não somente de materiais, mas também de mão de obra e de tempo. Quando a atividade é planeada, os profissionais sabem exatamente o que devem fazer, já preveem os materiais necessários para as tarefas, e a qualidade do serviço aumenta, pois as ações são padronizadas por meio do fluxo de trabalho já definido.
Uma vez que os profissionais já sabem o que fazer e como realizarão as suas tarefas, o tempo de trabalho é otimizado. Ao mesmo tempo, perdem-se menos horas com manutenção e falhas inesperadas.
Um plano de manutenção consegue também dar-nos uma visão mais abrangente sobre o tempo das atividades. É possível saber quanto tempo durará cada inspeção, criando um indicador claro para próximas manutenções.
Redução de falhas nas máquinas
Um plano de manutenção preventiva resulta na identificação de pequenas falhas. Essas, porém, serão mais simples e terão um impacto menor nas operações, pois são detetadas antes que causem problemas em larga escala. Muitas vezes, defeitos podem ser descobertos com uma antecedência suficiente para programar a paralisação do equipamento e efetuar a correção sem que isso afete significativamente a produção.
Redução nos custos de manutenção
Os benefícios da manutenção trazem uma vantagem clara: uma redução nos custos das operações de manutenção. O tempo será aproveitado com eficiência, menos recursos serão desperdiçados e haverá menos falhas e danos de equipamentos.
Redução do tempo de paragem para reparação
O tempo de paragem é um indicador importante para a gestão da manutenção. Quando maior o tempo em que a máquina fica indisponível, menos lucro gera para o empresa. Quando um plano de manutenção preventiva é seguido corretamente, os tempos de paragem são menores. Além disso, menos falhas ocorrerão, de modo que os equipamentos ficarão mais disponíveis para a produção.
Aumento da vida útil das peças
O tempo de vida dos equipamentos e de seus componentes variam bastante. No entanto, quanto melhor seu estado de conservação, maior será sua durabilidade, o que vai eliminar a necessidade de substituí-los prematuramente. O plano de manutenção preventiva tem em conta que as máquinas precisam estar em funcionamento, instaladas e monitorizadas, conforme as recomendações dadas pelo fabricante e pelas melhores práticas do setor.
Mais segurança
Equipamentos a trabalhar com falhas podem representar um risco para os trabalhadores. A falta de manutenções está entre os maiores causadores de acidentes de trabalho. Por isso, intervenções realizadas previamente podem melhorar a segurança e a qualidade de trabalho da mão de obra. Da mesma forma, um plano de manutenção preventiva é capaz de criar uma rotina de trabalho mais segura para os profissionais. Ao realizar a manutenção, os trabalhos seguirão um passo a passo previamente estabelecido, com operações que garantam o cumprimento das normas de segurança. Um plano de manutenção preventiva bem-definido não é opcional para empresas que desejam alcançar o máximo da sua eficiência operacional e manter-se competitivas no mercado. Manutenção é uma ferramenta indispensável para garantir maior produtividade e economia para o negócio, garantindo a segurança para seus colaboradores e ativos.